2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
O real nunca valeu tanto frente ao peso argentino, o que pode ajudar os brasileiros que estão planejando uma viagem para a terra dos hermanos.
💲 No mercado cambial, um real comprava 271 pesos argentinos ao final desta sexta-feira (12). É a melhor relação de troca da história.
Para se ter ideia, no começo do ano, um real correspondia a 167 pesos argentinos. E essa relação já foi bem menor.
No final de 2023, quando a Argentina enfrentava uma das maiores crises inflacionárias da sua história e uma eleição presidencial que prometia mudar o rumo da sua economia, por exemplo, era possível comprar cerca de 70 pesos com um real.
Agora, no entanto, a conta muda de figura também por causa da política. O peso argentino sofreu uma grande desvalorização nos últimos dias, frente ao real e também a outras moedas, por causa do resultado das últimas eleições legislativas de Buenos Aires.
🗳️ Maior província eleitoral do país, Buenos Aires elegeu no último domingo (7) a chapa peronista Força Pátria com quase 47% dos votos, impondo uma derrota ao partido do presidente Javier Milei, que recebeu menos de 34% dos votos.
O resultado ligou um alerta no governo e no mercado. Afinal, sugere que Milei pode enfrentar dificuldades nas eleições legislativas nacionais, marcadas para 26 de outubro.
Uma eventual nova derrota de Milei poderia atrapalhar o andamento de reformas econômicas que agradam os analistas, como as que visam reduzir o déficit orçamentário, domar a inflação e privatizar estatais. Por isso, a reação nos mercados foi tão forte nos últimos dias.
O peso argentino cedeu frente ao real e também ao dólar. No mercado oficial, eram necessários mais de 1.460 pesos argentinos para comprar um dólar ao final desta sexta-fera (12), uma cotação bem próxima do limite da meta definida pelo governo Milei, de 1.472.
Já o índice Merval, que reúne as principais empresas da bolsa argentina, afundou quase 12% na semana.
💵 O real também se valorizou frente ao dólar nesta semana. Com isso, a moeda americana fechou cotada a R$ 5,35, o menor valor desde junho de 2024.
A perspectiva de que os juros americanos comecem a cair na próxima quarta-feira (17) e que a Selic continue em 15% ao ano tem ajudado a moeda brasileira.
Isso porque juros menores nos Estados Unidos fazem com que os investidores busquem oportunidades em outros mercados, sobretudo em países emergentes, como o Brasil.
Além disso, o fato de o governo americano não ter anunciado novas sanções contra o Brasil tirou pressão do real nesta sexta-feira (12).
As sanções eram cogitadas devido ao resultado do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos de prisão pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado.
O dólar caiu 0,69%frente ao real nessa sexta-feira (12), acumulando um baque de 1,1% na semana.
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores