Embraer (EMBR3): Avelo encomenda até 100 jatos E195-E2
A empresa se tornará a primeira companhia dos EUA a operar o modelo.
O Ibovespa fechou nesta terça-feira (29) aos 132.825,64 pontos, alta de +0,53%, com as ações da Embraer (EMBR3) liderando os ganhos do índice, na faixa de +4,12% e negociadas por R$ 68,98 cada.
Não é segredo que a fabricante de aeronaves é um dos nomes mais sensíveis na bolsa de valores brasileira à turbulência desencadeada pelo tarifaço de 50% contra os produtos do Brasil destinados aos Estados Unidos, conforme promessa de Donald Trump a partir do dia 1º de agosto.
Todavia, o mercado tem se agarrado aos esforços diplomáticos do governo brasileiro junto à Casa Branca para reverter ou, pelo menos, amenizar tais impactos. Os ganhos do Ibovespa só não foram maiores hoje devido ao recuo de quase −1% dos papéis da mineradora Vale (VALE3).
Por sua vez, o dólar à vista terminou o dia valendo R$ 5,56, baixa de −0,36%, dado que a provável manutenção da taxa Selic a 15% ao ano favorece a apreciação da moeda brasileira contra a divisa americana.
Dia de correção para as ações americanas (stocks), uma vez que os investidores globais preferem esperar pela decisão do Federal Reserve (órgão equivalente ao nosso Banco Central) sobre a taxa básica de juros nos Estados Unidos.
O foco não está na mudança dos juros, que devem permanecer na banda entre 4,25% e 4,50% ao ano, mas nos sinais do banqueiro central Jerome Powell sobre se esse patamar continuará elevado por mais tempo, como reflexo do tarifaço de Donald Trump a diversos países.
Leia mais: Gigante brasileira negocia com maior desconto da década e banco aposta na alta
A empresa se tornará a primeira companhia dos EUA a operar o modelo.
Fabricante brasileira celebra contrato sobre aeronaves modelo A-29 Super Tucano.